Com o objetivo de implementar práticas de autorregulação internas e consequente melhoria nos domínios: Resultados, Prestação do serviço educativo e Liderança e gestão, a Escola Secundária do Fundão tem-se envolvido, desde 1991, em alguns programas e projetos de avaliação interna (Observatório da qualidade das escolas; PEPT 2000; projeto piloto europeu de avaliação da qualidade na educação escolar, projeto qualidade XXI). Em 2007/2008 implementou o modelo CAF, generalizando-o, em 2012, ao Agrupamento de Escolas do Fundão.
O modelo CAF (Common Assessment Framework) que em português recebeu o nome de Estrutura Comum de Avaliação é uma ferramenta da Gestão da Qualidade Total inspirada no Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (European Foundation for Quality Management ou EFQM) e no modelo da Speyer, Universidade Alemã de Ciências Administrativas.
Segundo este modelo, a autoavaliação é orientada por dois tipos de critérios: os critérios dos Meios e os critérios dos Resultados, correspondentes aos aspetos principais do funcionamento e do desempenho da Escola:
· Critério de Meios – critérios que se reportam ao que a Escola faz e à forma como realiza as suas atividades para obter os resultados desejados.
· Critérios de Resultados – medem as perceções, ou seja, o que os colaboradores, cidadãos/clientes e sociedade pensam da organização.
Na figura seguinte representa-se a estrutura do modelo CAF em que se identificam os nove critérios agrupados por Meios (5 critérios) e Resultados (4 critérios), que a Escola deve ter em conta na avaliação:
A implementação duma autoavaliação com base no modelo CAF engloba 3 fases compostas por 10 passos.
FASE 1 |
O INÍCIO DA CAMINHADA CAF |
1º Passo |
Decidir como organizar e planear a autoavaliação |
2º Passo |
Divulgar o projeto de autoavaliação |
FASE 2 |
O PROCESSO DE AUTOAVALAIAÇÃO |
3º Passo |
Criar uma ou mais equipas de autoavaliação |
4º Passo |
Organizar a formação |
5º Passo |
Realizar a autoavaliação |
6º Passo |
Elaborar um relatório que descreva os resultados da autoavaliação |
FASE 3 |
PLANO DE MELHORIAS/PRIORITIZAÇÃO |
7º Passo |
Elaborar o plano de melhorias |
8º Passo |
Divulgar o plano de melhorias |
9º Passo |
Implementar o plano de melhorias |
10º Passo |
Planear a autoavaliação seguinte |
Este modelo deve ser desenvolvido em conjugação com um ciclo (PDCA) Plan (Planear) - Do (Executar) - Check (Rever) - Act (Ajustar).
Utiliza-se uma metodologia de autoavaliação com a participação das partes interessadas das Escolas, nomeadamente Pessoal Docente e Não Docente, Alunos e Encarregados de Educação, o que permite uma reflexão profunda daquilo que a Escola é e quer ser, a definição de objetivos de melhoria sustentada, a escolha das estratégias mais adequadas e a revisão dos processos de trabalho.
Anualmente a equipa de autoavaliação elabora um plano de trabalho, um relatório de atividades e um plano de melhorias.
A implementação dos ciclos de autoavaliação com base no modelo CAF tem ocorrido periodicamente. O último ciclo ocorreu em 2016/2017. No ano letivo 2020/2021 está a ser implementado um novo ciclo.
Plano de autoavaliação 2019/2020 clique aqui para ter acesso ...
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Plano de melhorias 2017/2018/2019 clique aqui para ter acesso ...
Relatório de autoavaliação 2017/2018 clique aqui para ter acesso ...
Relatório de autoavaliação 2018/2019 clique aqui para ter acesso ...
Relatório de autoavaliação 2019/2020 clique aqui para ter acesso ...
Oferta alargada de apoio pedagógico na biblioteca, melhoria na organização do atendimento no bufete e refeitório, maior controlo nas entradas e saídas dos alunos, reforço de práticas de trabalho colaborativo, envolvimento dos colaboradores na construção de documentos estruturantes, aprofundamento de mecanismos de reconhecimento, estímulo e valorização do trabalho desenvolvido, aumento da coerência do PAA, explicitação dos critérios de distribuição de serviço para docentes e não docentes, envolvimento dos pais/encarregados de educação e alunos nas atividades, melhoria da qualidade da informação, melhoria no atendimento aos encarregados de educação/pais, melhorias na mobilidade dentro do espaço escolar, melhoria da divulgação das atividades promovidas pelo AEF, divulgação dos assuntos/decisões tomados nas reuniões do Conselho Geral, existência de atividades diversificadas para ocupação plena dos tempos letivos (OPTL), avaliação da eficácia das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e do funcionamento do CAA, avaliação da estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, atividades de Benchlearning com escolas estrangeiras, análise dos resultados dos alunos com encaminhamento para medidas de suporte à aprendizagem e inclusão tendo em vista o apoio às dificuldades de aprendizagem ou potenciar desenvolvimento e criação de uma equipa de comunicação são alguns dos resultados obtidos.
Tem havido vários fatores de sucesso e alguns constrangimentos, mas tem-se sabido transformar estes constrangimentos em oportunidades e o sucesso académico e emocional dos alunos têm sido as prioridades de todos os que trabalham neste agrupamento.