O Conselho de Projetos e Clubes é uma estrutura de desenvolvimento educativo, prevista no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas do Fundão (PE), que se constitui através da coordenação e/ou promoção de projetos ou clubes que integram atividades (desenvolvidas em espaço formal e/ou não formal de aprendizagem), continuadas no tempo (em pelo menos em dois períodos/trimestres) tendo como público-alvo os alunos e/ou os pais/ encarregados de educação e/ou os colaboradores e/ou outros elementos da comunidade educativa.
A implementação de projetos e a participação nos clubes visam a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, o aprofundamento do conhecimentos, a experimentação, a inovação pedagógica e a formação para a cidadania, através do desenvolvimento de múltiplas competências, nos seus intervenientes. O envolvimento da comunidade educativa, o empenho e a dedicação de todos os elementos traduzem-se em resultados concretos, que têm impacto na formação dos seus agentes, na promoção do sucesso educativo e na manutenção de níveis residuais do abandono escolar. Anualmente, a oferta e a participação nos Projetos e Clubes são bem reveladoras do dinamismo deste Agrupamento. Os projetos e clubes dão, portanto um importante contributo para se atingirem os objetivos consagrados no projeto educativo do Agrupamento.
Os projetos e clubes privilegiam o sentido de pertença a uma comunidade, reconhecendo as alterações de ordem social, educativa (escola inclusiva) e económica, desenvolvendo ações abrangentes (vertentes ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica) destinadas ao público interno e externo e valorizando o envolvimento da comunidade educativa, potenciando, assim, práticas inovadoras e contributos diversificados com resultados que abrangem a organização como um todo. Promovem a articulação de órgãos e serviços, internamente e com o exterior, uma vez que só desta forma é possível o envolvimento de diferentes estruturas, alunos de diferentes turmas e níveis de ensino, EE/pais, docentes de várias áreas, entidades externas e pessoal não docente, em torno de objetivos/ações comuns. Reforçam uma atitude de maior abertura ao exterior pelas inúmeras parcerias estabelecidas e pela organização e participação em eventos de divulgação dos projetos e clubes/atividades desenvolvidas. Evidenciam uma preocupação em incrementar a eficiência, motivando alunos e colaboradores, partilhando recursos, reduzindo custos, utilizando as tecnologias de informação (alguns projetos candidatam-se a financiamento externo, outros articulam ações preocupando-se em estabelecer redes de trabalho internas e com o exterior, solicitam apoios a empresas ou a outras entidades.
A diversidade de projetos e clubes denota a preocupação para o desenvolvimento, nos alunos deste Agrupamento (centro de toda a atividade educativa), de competências básicas exigidas pela sociedade atual e que vão ao encontro do preconizado nos documentos oficiais, nomeadamente no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho) e que têm enquadramento nos fundamentos dos recentes normativos Legais produzidos. No Decreto-Lei n.º 55/2018, pode ler-se que “a sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem”. São cada vez maiores os desafios colocados às escolas e às famílias para responderem às exigências da criação de oportunidades para que os jovens possuam competências mais alargadas, que os transformem em sujeitos adaptáveis a este mundo global e em constante mudança.
A cultura de mudança subjacente a esta preocupação conta com o contributo das reflexões/avaliações permanentes a diversos níveis, não só do conselho de projetos e clubes, mas também, a um nível mais abrangente, da direção, do conselho pedagógico, dos departamentos, dos conselhos de coordenadores dos DT e da equipa de autoavaliação, permitindo incorporar as mudanças necessárias e a consequente adaptação contínua, assegurando algumas continuidades, reformulando ou implementando novos projetos/clubes.
Docente responsável: Ana Brioso.
Solidariedade Partilha
Resumo do projeto: Recolha de contributos da comunidade escolar (roupas, material escolar, alimentos, artigos de higiene …) para distribuição aos alunos mais carenciados do Agrupamento e na comunidade concelhia através das entregas à “Loja Social do Fundão”. O projeto apoia, ainda, outras instituições de cariz social promovendo/ divulgando os seus produtos.
Objetivos gerais: Desenvolver competências no âmbito da educação para a solidariedade e voluntariado; Contribuir para a melhoria do bem-estar de alunos carenciados do Agrupamento de Escolas; Contribuir para a melhoria do bem-estar de famílias carenciadas no concelho, através da colaboração com a Loja Social do Fundão; Divulgar os produtos elaborados pelos clientes da APPACDM do Fundão e/ou partilhar recursos; Contribuir para a redução de resíduos.
Read More
Docente responsável: Fátima Corredor
Voluntariado Jovens Recolha de Alimentos
Resume:Ainda limitado pelo contexto pandémico que fomos atravessando, o Projeto Voluntariado, que manteve ao longo de muitos anos, uma visita semanal aos doentes do CHUCB – Fundão, continua com limitações para poder realizar estas visitas. Pontualmente vai promovendo outras iniciativas, nomeadamente a recolha de bens alimentares para a Cruz Vermelha Portuguesa, para as quais recruta jovens da escola, que ao fim de semana, integram equipas de recolha num dos hipermercados da cidade.
Objetivos gerais: Este Projeto visa desenvolver competências de cidadania, integradas na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente Voluntariado – 3º grupo de aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade).
Read More
DESPORTO ESCOLAR
Docente responsável: José Miranda.
Competição Saúde Comportamento cívico
Resumo do projeto: Através do Projeto de Desporto Escolar, o acesso à prática desportiva torna-se num elemento chave na formação integral dos alunos, favorecendo a aquisição de competências de cidadania, hábitos de vida saudável e promoção do sucesso escolar.
As modalidades praticadas no AEF são: basquetebol juvenis masculinos; futsal masculino iniciados; natação (todos os escalões); ginástica rítmica (todos os escalões); futsal juvenis femininos; dança; andebol infantis masculinos.
Docente responsável: Alda Fidalgo.
Resumo do projeto:
O Agrupamento de Escolas do Fundão foi classificado com o nível III (avançado), no âmbito do galardão Selo Escola Saudável. Esta atribuição é o reconhecimento, por parte da DGE, do trabalho desenvolvido em prol da saúde e do bem-estar da comunidade educativa; das relações interpessoais saudáveis; da participação da comunidade educativa; dos resultados das aprendizagens e da imagem positiva da escola. Continuamos a trabalhar no sentido de termos uma escola cada vez mais saudável, em que a Educação para a Saúde se define como “uma combinação de experiências de aprendizagem que tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”(OMS).
Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde, ou seja, ao seu bem-estar físico, social e mental. A ausência de informação incapacita ou dificulta a tomada de decisão.
Neste contexto pretende-se que sejam desenvolvidas atividades no âmbito da Alimentação Saudável e Atividade Física, Educação para o Consumo, Saúde Sexual e Reprodutiva, Sexualidades e Prevenção de IST, Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas, Prevenção da Violência Escolar e do Bullying.
A concretização destas atividades irá ter o apoio de várias entidades parceiras: Centro de Saúde do Fundão; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias; Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde do nosso Agrupamento.
O Gabinete de Apoio ao Aluno conta com elementos da equipa PES, para apoio aos alunos e a outros elementos da comunidade.
No âmbito do Clube de Saúde sempre que haja necessidade de atendimento, ao nível da enfermagem, contamos com o apoio técnico de uma enfermeira da UCC- Centro de Saúde.
Neste gabinete funciona também o apoio prestado pela Terapeuta da Fala do nosso agrupamento, aos alunos que dele necessitam.
Objetivos gerais: Contribuir para a promoção e educação para a saúde da população escolar; Desenvolver estilos de vida saudáveis; Prevenir comportamentos de risco; Contribuir para a promoção e educação para a saúde da população escolar; Desenvolver estilos de vida saudáveis; Prevenir comportamentos de risco; Envolver a Comunidade Educativa nas ações de Escola, no âmbito da saúde.
Read More
Descoberta Geminação Água Parcerias
O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” é dirigido aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e contribui para dar a conhecer cada concelho a nível geográfico, social, cultural e económico. As “cidades irmãs”, cuja geminação se mantém, volvidos 30 anos (desde 1994), através do projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, são o Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.
Objetivos gerais: Fomentar o conhecimento sobre as cidades geminadas; promover o intercâmbio entre as escolas envolvidas; participar de forma ativa e criativa nas comemorações do aniversário das quatro cidades; valorizar e enriquecer a formação cívica e científica; contribuir para que as aprendizagens se consolidem; envolver alunos, professores, pais e autarquias.
Coordenadora: Helena Lindeza
Debate Democracia Participação cívica CRP Política
Coordenador: António Amaral/ Conceição Godinho
Coordenador: António Amaral/ Natália Marques
O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e de Fora da Europa.
O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:
- Uma Sessão destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico - Parlamento dos Jovens Básico – Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que repostas?
- Uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário - Parlamento dos Jovens Secundário – Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que repostas?
Objetivos gerais: Promover e valorizar a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade; Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
Docente responsável: Célia Gil/João Teodósio
Livros e Saúde Oral
Resumo: O impacto da cárie dentária no dia‐a-dia da população é subtil, mas penetrante, influenciando a alimentação, o sono, o estudo e os papéis sociais. A sua prevalência e o sinal recorrente com que se manifesta constituem problemas sérios de saúde da população infantil e juvenil, sendo mesmo considerada uma epidemia silenciosa.
Da colaboração entre a Saúde e a Educação, nasceu um projeto inovador, o projeto Saúde Oral Bibliotecas Escolares (SOBE), que inclui a sobreposição natural entre a Saúde Oral, a Literacia e o universo das Bibliotecas Escolares. O projeto explora materiais e atividades de leitura que promovem aprendizagens, contribuindo para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral.
Objetivos gerais: Subir na qualidade da divulgação da saúde oral; Subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; Subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
Docente responsável: João Teodósio
Crise
Humanidade
Atitude
O projeto Europeu "The Future We Choose" foi elaborado tendo em conta o facto de as Escolas dos seis países parceiros sentirem a necessidade de encontrar soluções para apoiar os jovens alunos a reconhecer situações de crise e aprender formas de as ultrapassar, bem como compreender quais são os seus direitos como jovens e como cidadãos.
Objetivos gerais: :Pretende desenvolver competências nos alunos de modo a mostrar uma atitude correta (adaptação e descoberta) de soluções rápidas que permitam ultrapassar situações inesperadas em situações de crise, tais como terremotos, incêndios, inundações, vírus perigosos, ações terroristas e mudanças climáticas, para além de outras situações inesperadas.
Docente responsável: Catarina Crocker
Direitos
Respeito
Socialização
O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos foi desenvolvido no contexto do Programa Mundial para a Educação para os Direitos Humanos, lançado pela ONU em 2004, que enfatizou a integração da educação para os direitos humanos nas escolas primárias e secundárias em todo o mundo. É um projeto global da Amnistia Internacional implementado em escolas em África, América Latina, Ásia e Europa e está a decorrer em Portugal desde 2013, tendo até 2019 apenas 6 escolas participantes.
Objetivos gerais :Pretende capacitar os jovens e promover a participação ativa de todos os membros da comunidade educativa na integração dos valores e princípios dos direitos humanos nas várias áreas da vida escolar.
Os clubes Mentes Empreendedoras desafiam os jovens, a desenvolver as suas competências de liderança, autonomia, talento e superação para construírem uma atitude de cidadãos ativos e com impacto na comunidade. Destina-se aos alunos do ensino secundário, cumprindo um programa de três anos: Anos 1 e 2: 7 workshops presenciais por ano letivo, com acompanhamento pelas mentoras. Ano 3: Formação e cofacilitação dos workshops junto de uma turma do 1.º ano na mesma escola. No AEF, funciona nas turmas TAS20 e TAS, sendo a sua mentora Ana Moreira.
Objetivos gerais: Promover uma nova atitude juntos dos jovens, mais proativa e resiliente, com reflexos no seu desenvolvimento pessoal. Estimula a resolução de problemas da comunidade, através do desenho e implementação de projetos de intervenção.
Coordenadora: Luís Gonçalves
Docente responsável: Luís Nunes
Boas práticas Abandono escolar Saúde física e psicológica
O projeto apoia o combate ao abandono escolar precoce e promove o sucesso escolar de todos os alunos. Estimula a criatividade através das artes e dá prioridade ao desenvolvimento de competências e inclusão. O abandono escolar precoce é muitas vezes o reflexo de uma sociedade “doente”, que é importante trabalhar junto dos jovens para que sejam cidadãos plenamente integrados e saudáveis. Assim, o objetivo deste projeto é ensinar alunos e professores como criar um ambiente de aprendizagem positivo, sustentar relações significativas, revelando a importância do autocuidado com o corpo e com a mente.
Objetivos gerais: Partilhar boas práticas entre as escolas envolvidas internacionalmente (Estónia; Alemanha; Portugal; Espanha e Noruega). Prevenir o abandono escolar através da criatividade e do bem-estar físico e mental.
Docente responsável: Ricardo Gaspar
Intercâmbios escolares Aprendizagem linguística (Português e Espanhol) e culturalata Internacionalização
Resumo do projeto:
O projeto tem uma dimensão curricular, onde participam as disciplinas de Português, Espanhol, Filosofia, Geometria Descritiva e uma dimensão extracurricular desenvolvida através de encontros presenciais entre alunos e professores do Agrupamento de Escolas do Fundão e um ou mais Institutos de Educación Secundaria (Obligatoria) espanhóis.
Desenvolve-se pela comunicação à distância, via correio tradicional ou digital; sessões de trabalho/partilhas através de videoconferência. Comparação entre as culturas ibéricas relativamente a aspetos relacionados com as aprendizagens essenciais (partilhas orais e/ou escritas: produção de panfletos e/ou textos para o jornal escolar e/ou trabalhos escritos com apresentação oral em sala de aula, etc.).
Objetivos gerais: Pretende-se a agilização e promoção de experiências linguísticas, histórico-filosóficas, arquitetónicas, estéticas e culturais entre instituições escolares ibéricas e o nosso agrupamento.
Docente responsável: Teresa Félix
Apoio Plataforma Sucesso
Resumo do projeto:
O Projeto NEO Fundão (cujo promotor é o NotaExito) define-se pela realização de tutorias e apoio escolar por videoconferência para alunos, nas disciplinas de Matemática e Português, através de acesso a uma plataforma informática interativa. A maioria dos alunos reside nas zonas rurais do concelho do Fundão onde o acesso e a disponibilização de ferramentas de apoio ao estudo é praticamente inexistente. O Programa de Tutoriais Online está integrado no âmbito do Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar/Combate ao Insucesso, da Câmara do Fundão e é apoiado pela CIMBSE, em articulação com as ações inscritas nos planos estratégicos específicos desse território.
Objetivos gerais: Apoiar os alunos e as famílias nas disciplinas de Português e Matemática. Contribuir para o sucesso dos alunos.
Docente responsável: Ana Gabriela Baptista
Espaço lúdico-didático Comunidade de aprendizagem
Resumo do projeto:
Este projeto contribui para a formação integral dos alunos dotando-os de conhecimentos, capacidades e atitudes em conformidade com o perfil do aluno; contribui para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e de conhecimentos; promove a melhoria dos resultados escolares, contribuindo para o sucesso educativo; apoia as necessidades de aprendizagem e de inclusão, auxiliando as práticas pedagógicas na disciplina de espanhol; fomenta a aprendizagem da língua e cultura espanhola e dos países hispano-falantes (música, cinema, arte e património histórico); contribui para a internacionalização e visibilidade do agrupamento no âmbito da União Europeia, com a participação de alunos de Espanhol em projetos europeus, como o ETwinning, comunidade de escolas da Europa.
Objetivos gerais: Conhecer, aperfeiçoar e aprofundar habilidades linguísticas de comunicação e expressão oral da língua espanhola, num contexto de aprendizagem ativa lúdico-didática, com a realização de atividades/ações desenvolvidas quer em espaço escolar, quer em espaço digital.
Docente responsável: Rosa Antunes
Autoestima Saúde mental Confiança e bem-estar
Resumo do projeto:
Com alguns materiais da formação de 2021, “Programa Eu Confiante da Epis” e outros textos, vídeos, filmes, livros e músicas selecionados para as disciplinas de Português e CDD, levar os alunos a refletir sobre as mensagens veiculadas nos meios de comunicação social (tema de CDD do 8º ano) sobre aparência física, autoestima e autoaceitação e à produção de materiais para divulgar o trabalho realizado nas sessões.
Objetivos gerais: Participar na vida da escola e assunção de responsabilidades de solidariedade e cidadania, desenvolvimento pessoal e bemestar das crianças e jovens.
Promover o bemestar das crianças e jovens.
Promover o ensino/aprendizagem/avaliação.
Envolver as famílias na vida escolar
Docente responsável: Cristina da Cruz
Mobilidade Sustentabilidade Jovens Cidades
O Projeto CES4Kids visa ouvir e compreender os hábitos, necessidades e preferências de crianças e jovens no campo da mobilidade, bem como capacitar novas gerações para serem participantes na cocriação da mobilidade. Inclui a criação de material educativo sobre os princípios da mobilidade sustentável para utilização no contexto escolar, a celebração de eventos de divulgação e sensibilização e a organização de atividades dinâmicas de aprendizagem para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Os alunos identificam os pontos fortes e fracos do seu ambiente escolar em termos de mobilidade.
A turma participante neste projeto é a PEAC/TAS21.
Docente responsável: Ana Nave
Radiação Secundário Saber técnico
Resumo do projeto:
O projeto FAQtos, desenvolvido no INOV – INESC/Instituto Superior Técnico vai ao encontro dos objetivos de formação dos alunos do Ensino Secundário, nomeadamente na componente de formação de Cidadania e Desenvolvimento, visando a realização de projetos de natureza transversal e multidisciplinar. Pretende-se estimular competências em várias áreas, designadamente, pensamentos crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas, saber técnico e científico, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, saúde e ambiente, linguagens e textos, e informação e comunicação.
No âmbito deste concurso, foram aprovados para desenvolvimento três projetos no nosso agrupamento.
Objetivos gerais: Prémio FAQtos é o de promover um concurso a nível nacional, orientado para os alunos do Ensino Secundário, que contribua para a formação de uma consciência coletiva em matéria de campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações (banda das radiofrequências), e do seu impacto na sociedade, bem como potenciais efeitos na saúde e ambiente.
Docente responsável: Paula Martins
Resumo do projeto:
Os projetos da Agenda 21 Escolar são promovidos pela CMF e destinam-se aos alunos do 1.º e 2.º ciclo:
Projetos da agenda 21 escolar para 2021/2022:
Objetivos gerais: Pretende-se consciencializar as crianças, enquanto veículos de comunicação, de como agir em relação ao seu dia a dia, nas mais diversas ações, melhorando a sua atitude e contribuindo para um mundo melhor.
Docente responsável: Paulo Lourenço
Resumo do projeto:
O projeto Pro Help funciona com os alunos de todos os cursos profissionais em funcionamento no AEF. Semanalmente e rotativamente, os alunos irão pôr em prática as suas competências técnicas para apoiar a comunidade escolar na resolução de pequenos problemas, consoante a natureza do curso:
— Apoio na área da eletrónica;
— Apoio na área da informática;
— Apoio na área social;
— Apoio ao nível dos serviços jurídicos;
— Apoio ao nível da realização de análises;
— Apoio ao nível de pequenos cuidados de saúde.
Objetivos gerais: Pretende-se desenvolver competências nos alunos relacionadas com as áreas tecnológicas dos diferentes cursos profissionais em funcionamento no AEF.
Docente responsável: Célia Freitas
REE RPA Escola
Resumo do projeto:
O projeto Geração Depositrão resulta de diversas campanhas levadas a cabo pela ERP Portugal junto da população escolar, desde 2007. As escolas representam um papel muito importante na informação, formação e educação dos adultos de amanhã, excelentes e eficazes prescritores e influenciadores do comportamento dos adultos de hoje.
A implementação do projeto em meio escolar contribui para estes objetivos.
Objetivos gerais: O projecto Geração Depositrão tem como principal objetivo introduzir o tema dos REEE e RP&A no programa escolar.
Docente responsável: Estela Pais
Partilhar Motivar Interagir
Tansdisciplinaridade
Escola Aberta
Resumo do projeto:
Contar histórias com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e escrita a partir de histórias recolhidas por alunos, pais, avós, professores e partilhá-las na escola (podendo qualquer um dos interlocutores ser o contador da história). Poderão ser usadas histórias do PNL. A exploração das histórias poderá originar, fichas de leitura, dramatizações, teatros…
Objetivos gerais: Colmatar algumas dificuldades de leitura, escrita, interpretação e melhorar a criatividade. Motivar para a aplicação do Plano Nacional de Educação Literária.
Boas práticas
Abandono escolar
Saúde física e psicológica
O projeto apoia o combate ao abandono escolar precoce e promove o sucesso escolar de todos os alunos. Estimula a criatividade através das artes e dá prioridade ao desenvolvimento de competências e inclusão.
O abandono escolar precoce é muitas vezes o reflexo de uma sociedade “doente”, que é importante trabalhar junto dos jovens para que sejam cidadãos plenamente integrados e saudáveis.
Assim, o objetivo deste projeto é ensinar alunos e professores como criar um ambiente de aprendizagem positivo, sustentar relações significativas, revelando a importância do autocuidado com o corpo e com a mente.
Objetivos gerais: Partilhar boas práticas entre as escolas envolvidas internacionalmente (Estónia; Alemanha; Portugal; Espanha e Noruega).
Prevenir o abandono escolar através da criatividade e do bem-estar físico e mental.
Coordenadora: Leonor Lopes
Docente responsável: Cátia Vinagre
PROGRAMAE DE INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES
Resumo do projeto:
É um programa de integração de migrantes com 3 atividades principais:
• Sessões de sensibilização em turma para preparação do acolhimento a alunos migrantes;
• Sessões quinzenais de grupo que auxiliam na integração;
• Acompanhamento sociofamiliar Individualizado
Objetivos gerais: Surgiu com o objetivo de contribuir para a construção de níveis superiores de integração dos alunos, assentes no trabalho conjunto e devidamente articulado entre todos, tendo em vista uma mudança social e promovendo um salto qualitativo e eficaz nas políticas de acolhimento e integração de imigrantes na Educação e no Fundão.
Docente responsável: Cristina Guedes
CANSANT
MICROSATÉLITE
MISSÃO CIENTÍFICA
COMUNICAÇÃO DE DADOS
Resumo do projeto:
O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia, destinado aos estudantes do ensino secundário. Esta iniciativa desafia os alunos das escolas de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.
Objetivos gerais: As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento, que pode ser feito de várias formas: Através de um avião, drone, balão ou mesmo a partir de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1 km. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados recolhidos.
Docente responsável: Joaquim Duarte
DEMOCRACIA
CIDADÃOS
POLÍTICA
Resumo do projeto:
Mais de 2000 alunos do 1º ciclo das escolas envolvidas (uma delas, o AEF) irão ter a oportunidade de participar numa assembleia municipal em cada um dos concelhos e apresentar propostas. A entidade dinamizadora +e a Beira Serra – Associação Promotora do Desenvolvimento.
Objetivos gerais: Reforçar a literacia democrática e a participação dos cidadãos na política, o projeto centra-se na criação de um jogo de tabuleiro sobre a Constituição da República Portuguesa.
Docente responsável: Rosalina Gomes
ARTES ESCOLA ARTICULAÇÃO PATRIMÓNIO
Resumo do projeto:
O PNA (Plano Nacional de Artes ) nasce de um protocolo entre o Ministério da Cultura e Ministério da Educação e tem por objetivo promover “a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos. Trabalha em estreita ligação com o Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema, Programa de Educação Estética e Artística, Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Portuguesa de Museus e Arquivo Nacional de Som e em parceria com os diferentes agentes culturais, artistas, comunidade educativa, autarquias, fundações, instituições de ensino superior, meios de comunicação social e outros parceiros públicos ou privados.
Objetivos gerais:
- Desenvolver competências do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (artísticas e culturais através de abordagens multidisciplinares)
- Estimular o exercício da curiosidade e do pensamento crítico, criativo e alternativo perante os desafios
- Valorizar e promover o património local
- Fomentar uma atitude proativa, interventiva e transformadora da comunidade local
- Promover a equidade no acesso à cultura
- Fomentar a integração do currículo
Docente responsável: António Reis
CINEMA ARTES FORMAÇÃO CINÉFOLOS
Resumo do projeto:
Iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação, operacionalizada pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (CP-MC), ao abrigo do Despacho 65/2022, de 5 de janeiro
Objetivos gerais:
Docente responsável: Ricardos Gaspar
Língua E Cultura Espanhola
Língua e cultura portuguesa
Beira Interior
Extremadura Espanhola
Resumo do projeto:
O Projeto insere-se no PAA do Agrupamento e no âmbito dos intercâmbios escolares internacionais.
Com as atividades a desenvolver, pretende-se a agilização e promoção de experiências linguísticas, histórico-filosóficas, arquitetónicas, estéticas e culturais entre instituições escolares da Beira Interior e da Comunidade Espanhola da Extremadura: o nosso Agrupamento e uma ou mais escolas espanholas.
Objetivos gerais:
- Fomentar a aprendizagem científica, humanista e artística, através dum trabalho prático e colaborativo;
- Dotar os alunos do Agrupamento de conhecimentos, capacidades e atitudes, em consonância com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, que lhes permitam construir o seu próprio conhecimento, de forma a adaptarem-se às exigências de um mundo em profunda mudança;
- Internacionalizar o Agrupamento com o objetivo de partilhar, conhecer e aplicar boas práticas doutros países;
- Fomentar a participação de uma parte significativa dos agentes da comunidade educativa na vida do Agrupamento;
- Estabelecer parcerias com escolas estrangeiras.
Docente responsável: Rui Nunes
Segurança digital
Certificação do "esafety Label"
Beira Interior
Comunidade escolar
Resumo do projeto:
Através do eSafety Label, vai ser possível ajudar a comunidade do Agrupamento a lidar com todos os aspetos da segurança digital.
Com base no processo de certificação do eSafety Label, podemos avaliar o Agrupamento com base num conjunto de critérios para determinar pontos fortes e pontos fracos e identificar aspetos da segurança digital que careçam de mais desenvolvimento. A abordagem do eSafety Label considera três áreas distintas de segurança digital – infraestrutura, políticas e prática.
Objetivos gerais:
- Desenvolver um programa de consciencialização para a comunidade escolar com foco no risco de conteúdo (conteúdo acedido e disponibilizado);
- Desenvolver um programa de consciencialização para a comunidade escolar com foco no risco de contacto (chats, fóruns, serviços de mensagens, etc).
- Desenvolver um programa de consciencialização para a comunidade escolar com foco no risco de conduta (comportamentos inadequados, ética, etc).
- Desenvolver um programa de consciencialização para a comunidade escolar, com foco em riscos comuns de segurança online.
Docente responsável: Ricardo Gaspar
Competências de Comunicação Linguística
Resumo do projeto:
O Projeto surge devido à vontade de partilhar experiências pedagógico-didáticas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem do espanhol língua estrangeira em instituições de ensino portuguesas e à necessidade de conhecer e aprofundar a língua e cultura espanholas. Através dele, os alunos terão a oportunidade de consolidar, aprofundar e desenvolver aprendizagens já efetuadas e potenciar outras, contribuindo para a sua formação (global e multifacetada) enquanto cidadãos europeus e do Mundo.
Objetivos gerais:
- Proporcionar aos alunos meios que os levem a desenvolver a capacidade comunicativa na língua espanhola;
- Conhecer e valorizar a diversidade e a riqueza linguísticas e culturais de Espanha, partindo da visão de alunos portugueses;
- Desenvolver a competência de comunicação (linguística, sociolinguística, aprendizagem, discursiva, estratégica e sociocultural);
- Produzir enunciados (orais e/ou escritos) específicos adequados ao desenvolvimento linguístico e social dos alunos.
Docente responsável: Ana Paula Gama
Resumo do projeto:
A Escola deve assumir um papel importante na prevenção e combate a todas as formas de violência. Daí a importância da consciencialização de toda a comunidade escolar para esta temática.
Este projeto centrar-se-á numa abordagem de sensibilização e prevenção, de modo a preparar @s alun@s para a vida numa sociedade em constante mudança, numa diversidade social e cultural crescente.
Adicionalmente, pretende-se que @s alun@s desenvolvam competências que contribuam para a prevenção de situações de discriminação e violência como é o caso do bullying e do cyberbullying.
Objetivos gerais:
Promoção de uma escola sem violência – bullying e cyberbullying.
Docente responsável: Isabel Gonçalves e Magda Dias
Resumo do projeto:
Após identificação dos casos por especialistas, a criança ou jovem será intervencionada individual e semanalmente.
É feito um registo individual em folha própria, sobre as tarefas executadas e o grau de eficácia das mesmas.
Objetivos gerais:
Espaço onde se constrói, desenvolve e implementa exercícios promotores de habilidades envolvidas na leitura e na escrita, desde o reconhecimento de letras, à intencionalidade na elaboração de um map mind de funcionamento da língua.
Docente responsável: Ana Duarte
Docente responsável: Isabel Madeira
Resumo do projeto:
O projeto pretende desenvolver competências de reconhecimento, diferenciação e gestão emocional, através da realização de atividades que envolvam não só os alunos, mas também os pais e a comunidade educativa.
Objetivos gerais:
Docente responsável: M. João Baptista
Resumo do projeto:
Considerando que a aproximação da leitura à literatura, às ciências e às tecnologias gera melhores leitores e um melhor conhecimento do mundo, o PNL2027 desenvolve um conjunto de iniciativas no âmbito do Ler+ Ciência, tirando partido do convívio dos textos e do livro, com o mundo da ciência e da tecnologia. No âmbito do Ler+ Ciência foi proposto o desenvolvimento de projetos envolvendo os quatro elementos: fogo, água, terra e ar.
O Projeto Terra Mater inclui-se no elemento terra. .
Objetivos gerais:
Aproximar a leitura à ciência e às tecnologias para estimular a imaginação, a fantasia e a criatividade, associadas à curiosidade.