Docente responsável: João Fidalgo.
Observação Descoberta Espírito Científico
O clube ambiente e vida procura explorar componentes experimentais da Biologia e Geologia, e promover o gosto pelas Ciências, em geral. As atividades procuram ser adequadas aos grupos etários envolvidos, tentando-se apresentar aos alunos desafios em que os mesmos possam desenvolver o gosto pela descoberta e algum espírito científico, ao mesmo tempo que desenvolvem competências no manuseamento do material de laboratório, na planificação de experiências e persistência, em articulação com as disciplinas da área científica. São também objetivos do clube facultar aos alunos oportunidades de melhoria na capacidade de observação e da valorização do ambiente.
Objetivos gerais: Motivar os alunos para o trabalho científico; Estimular os alunos a desenvolverem projetos próprios na área da Biologia, ou em áreas interdisciplinares que contemplem aquela área.
Docente responsável: José Luís Oliveira/Flávio Delgado
Diversidade Autonomia
Espaço livre de divulgação de técnicas e promoção do sentido de confiança e vontade em que os participantes poderão explorar livremente, no desenho e nas técnicas abordadas, o seu modo de estar criativo e expressivo. O clube funciona às quartas-feiras, das 14.50 às 18.00, na oficina de gravura na OFA. O espaço é alargado momentos livres semanais para permitir finalizar trabalhos e a frequência de alunos com outras atividades calendarizadas nas quartas-feiras.
Objetivos gerais: Divulgar processos manuais que permitam desenvolver gestualidades e emoções e oferecer descobertas de sentidos que ultrapassem o imediatismo da imagem informática; desenvolver técnicas de composição, traçado e expressão.
Docente responsável: António Pereira.
Teatro Solidariedade Espetáculo Mudança
O Clube de Teatro Histérico desenvolve nos alunos e nas alunas inscritos e inscritas (que participem com assiduidade total e empenho nas sessões) as capacidades ligadas ao teatro, através de oficinas semanais de teatro, participação em ateliês diversos e idas a ensaios e espetáculos profissionais, seguidos de reflexões. Oferece mais tarde à comunidade a possibilidade de, assistir ao processo de criação, refletir sobre textos, encenadores e assistir ao resultado final em forma de espetáculo de teatro. Apresenta os resultados em mostras de Teatro Escolar, divulgando o Fundão e o Agrupamento através do trabalho desenvolvido. Participa em atividades em articulação com os alunos de Artes Visuais, de formação e parceria com a ESTE e ainda com a autarquia.Resumo do projeto:
O clube funciona às quartas-feiras, das 14.30 às 17.15, vários locais.
Objetivos gerais: Promover, mediante formação e apresentação de espetáculo de teatro, as capacidades dramáticas dos alunos do AEF; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.
Docente responsável: Ana Madalena.
DESCOBRIR ROBOTS TODOS JUNTOS !
Robôs e outras cenas é a denominação global das atividades desenvolvidas no clube.
Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade, pelo que o clube irá contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Serão construção de equipamentos na área da robótica.
Inicialmente começa-se pela construção mecânica em estruturas tipo LEGO, onde serão inseridos motores leds e outros, culminando com a junção de pequenos “cérebros” de controlo num Arduíno (programação).
O clube funciona às quartas-feiras, das 14.50 às 16.20, LEL e IF3
Objetivos gerais: Promover uma cultura de partilha de saberes e de experiências; Promover o sucesso escolar e educativo; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.
Docente responsável: António Amaral.
Onde fica a casa da Democracia?
“O Clube Europeu da Escola do Fundão, e os seus parceiros têm prosseguido, ao longo dos anos, os seus objetivos, nomeadamente: Criar um verdadeiro espírito europeu; Promover ações de informação sobre a Europa, desde aspetos geográficos, históricos, culturais e económicos até às Instituições Europeias (estrutura, funcionamento e objetivos), Estados Membros da União Europeia, património cultural e natural da Europa, Problemas defrontados pela Europa; Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e diferenças; Contribuir para a tolerância entre povos; Contribuir para uma tomada de consciência da importância da cooperação; Contribuir para a formação integral do aluno e dos cidadãos em geral, formar cidadãos europeus que respeitem a paz, os direitos do Homem e defendam e conservem o ambiente e o património cultural; Criar centros de interesse que ocupem de forma útil e criativa os alunos da escola.”
Objetivos gerais: Valorizar a cidadania europeia e o conhecimento dos assuntos e da história europeia; Valorizar boas práticas de cidadania.
Concurso dos Clubes Europeus 2018/19
No âmbito da nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf optou-se por um área que reflete as origens e bases da cidadania europeia
O tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2018/19 é “Europa, casa da Democracia”.
Abertura do Concurso dos Clubes Europeus: prevista para janeiro de 2019
Docente responsável: João Fidalgo
Rede de Clubes Ciência Viva
Espaço aberto para a ciência, para a experimentação e investigação.
O cube insere-se na Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, promovida pela DGE e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O Clube Ciência Viva – Secundário funciona na escola Secundária do Fundão
Objetivos gerais:
Contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida;
Contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes;
Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas; fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais; estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de Agrupamentos diferentes.
Já está aberto o Fórum dos clubes ciência viva. São mais de 200 clubes a nível nacional que colaboram em rede entre si e com muitos outros parceiros institucionais. Para aceder ao evento basta abrir a página https://clubescienciaviva.
Docente responsável: Leonor Lopes
Cultura
Região
Escrita
O Clube de Imprensa tem como objetivo dinamizar e promover o gosto pela escrita jornalística e pela cultura da nossa região. Destina-se a alunos d o 10º e 11º ano e conta com o apoio do Jornal do Fundão.
Objetivos gerais :Dinamizar e promover o gosto pela escrita jornalística e pela cultura da nossa região
Docente responsável: Rui Bidarra e Andreia Sousa
Filosofia
Competências
Interdisciplinaridade
O Clube tem como objetivo principal envolver os alunos (secundário podendo ser extensível ao 3º ciclo) no campo da Filosofia (linguagem e pensar).
Partirá das áreas de Competências do aluno à saída do Ensino Secundário: Raciocínio e Resolução de Problemas; Pensamento Crítico e Pensamento Criativo; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Sensibilidade estética e Artística e Saber Científico, Técnico e Tecnológico.
Considerando que há uma necessidade crescente em refletir sobre os problemas que afetam a nossa sociedade, nas mais diferentes áreas (politica, social, ética, artística…), visa promover o debate e a reflexão entre os alunos, bem como o diálogo a transversal com outras disciplinas, entre elas o português, a Física e a Biologia. Promovendo, deste modo, a interdisciplinaridade e as competências.
Objetivos gerais :C
- Clarificar alguns problemas de conteúdo ético/moral/social/político através do debate.
- Promover o pensamento crítico e criativo a partir de dinâmicas lúdicas;
- Aproximar a comunidade escolar dos temas estudados nas diferentes disciplinas do seu plano curricular, promovendo a interdisciplinaridade
- Desenvolver a Sensibilidade Estética e Artística bem como o Saber Científico, Técnico e Tecnológico.
Docente responsável: João Fidalgo
Rede de Clubes Ciência Viva
Espaço aberto para o primeiro contacto com a ciência e a experimentação.
O cube insere-se na Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, promovida pela DGE e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O Clube Ciência Viva – 1º ciclo funciona na escola EB1 Santa Teresinha.
Objetivos gerais:
contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida.
Já está aberto o Fórum dos clubes ciência viva. São mais de 200 clubes a nível nacional que colaboram em rede entre si e com muitos outros parceiros institucionais. Para aceder ao evento basta abrir a página https://clubescienciaviva.
Docente responsável: João Fidalgo
Rede de Clubes Ciência Viva
Espaço aberto para o segundo ciclo com a ciência e a experimentação.
O cube insere-se na Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, promovida pela DGE e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O Clube Ciência Viva – 2º ciclo funciona na escola EB João Franco
Objetivos gerais:
contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida.