EMAEI (EQUIPA MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
A EMAEI constitui-se um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem que, entre outras funções, desempenha um papel fundamental na proposta de medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar mais adequadas a cada aluno.
Constituição da equipa permanente
Vanessa Nunes Gil (Direção do AEF, Coordenadora da Equipa)
Conselho Pedagógico
Ana Cristina Pacheco (Coordenador do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico)
Isabel Rosa (Coordenadora dos DT do 2º Ciclo do Ensino Básico)
Daniela Martins Coordenadora dos DT do 3º Ciclo do Ensino Básico)
Cristina Brito (Coordenadora do Departamento de Educação Especial)
Outros elementos da Equipa
Micaela Nogueira (Psicóloga Escolar)
Constituição da equipa variável
Educadores, professores titulares e diretores de turma, professores de Educação Especial e técnicos
especializados.
Objetivos específicos da equipa
- a) Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva.
- b) Propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar.
- c) Acompanhar e monitorizar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem.
- d) Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas.
- e) Elaborar o relatório técnico-pedagógico previsto no artigo 21.º e, se aplicável, o programa educativo individual e o plano individual de transição previstos, respetivamente, nos artigos 24.º e 25.º do Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho.
- f) Acompanhar o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem, em articulação com a equipa de autoavaliação do Agrupamento e os recursos humanos que o integram.
- g) Criar documentos de escola no âmbito da Educação Inclusiva, integrando as decisões do Conselho Pedagógico.
- h) Produzir uma deliberação/ata para cada aluno em que foram identificadas MESAI, criando uma base de dados geral.